• ]
 

O CRIATÓRIO
O Criatório Curió do Norte nasceu da paixão pelo curió com canto praia clássico, iniciamos em 2008 com o encartamento de alguns pardos e a partir da temporada 2009/2010 resolvemos partir para a criação de nossos filhotes partindo de um plantel previamente selecionado. Usamos um cd prata extraído do vinil do moretti de 1985 pelo amigo Tadeu e editado conforme nossas necessidades. Temos um plantel baseado na qualidade genética e fazemos uma seleção rigorosa para chegarmos ao resultado que tanto almejamos que é fazer 100% de curiós clássicos e repetidores. 
Nossas linhagens baseiam-se em Soberano, Miracatú, Xodó, Gaiola Preta, Vesúvio, Tito, Guardião, Matuto, Dragão, Caxingui, Milhete, Sumaré, Mandrake entre outros. 

NOSSO MÉTODO DE TRABALHO: 
Contamos com três ambientes, um onde ficam matrizes em aprontamento e galadores (com isolamento acústico), outro onde ficam as femeas com filhotes (com isolamento acúsitco e algumas cabines) e um terceiro externo aos dois primeiros onde deixamos nossos pardinhos em trabalho de aprendizado de canto. 
No primeiro ambiente os galadores e matrizes irão aprontar e nesse mesmo local ocorrerão os cruzamentos (gala), quando os filhotes estão com 3 dias de nascidos, vão junto com a mãe para o berçario, quando chega a hora do desmame , já com a sexagem na mão, retiramos a mãe e a feminha filhota, ficando apenas o fihote macho para o trabalho de canto ou o aguardo do novo proprietário. 
Utilizamos o cd presenteado pelo amigo Tadeu com a edição no tempo de 20 minutos de canto por 20 minutos de música do nascimento até os dois meses de idade, sempre com cantadas de 3 samaritás, a partir dos dois meses de idade passamos para o tempo de 20 minutos de cantos por 60 minutos de música, porém agora já colocamos algumas cantadas com repetição, porém a maioria das cantadas continuam com 3 samaritás. 
 
Juliano Guerra
Criadouro Curió do Norte 
Palmas/TO 

 
 
www.curiodonorte.com.br - 2017 - Desenvolvimento: