ARTIGOS
 
Gotejamento de medicação em pássaros!!

Gotejamento de Medicamentos em Pássaros

 

Sabemos que a cavidade bucal dos pássaros é conectada ao aparelho digestivo através da Faringe e ao aparelho respiratório através da Laringe.

É importante observar que tanto a Faringe como a Laringe estão conectadas a boca dos pássaros, possuindo “Vias distintas” com função também distinta.

A Faringe liga a Cavidade Bucal ao Esôfago e este por sua vez ao Papo.

A Laringe liga a Cavidade Bucal a Traquéia e esta liga aos Pulmões.

É preciso ressaltar que os líquidos e alimentos devem ser conduzidos pelo Esôfago e o ar da respiração pela Laringe. Esta seletividade das vias é feita pela Deglutição.

         Especial cuidado teve-se ter ao gotejar no bico de um pássaro qualquer tipo de líquido, ou mesmo alimentação “mole” via de regra não ocorre à deglutição, sendo o liquido conduzido aos Pulmões pela traquéia provocando uma intensa dispnéia com um abrir e fechar de bico, que mata o pássaro em poucos minutos por inundação pulmonar.

         É necessário que ao se constatar a necessidade de ministrar líquidos aos pássaros, se faça de forma adequada, gotejando sobre a linha de comissura do bico, com este fechado e aguardando a deglutição do mesmo, para em seguida ministrar uma segunda gota. Usa-se também um “Cotonete” embebido no líquido que se quer ministrar, para que o pássaro o “Belisque” com o bico, espremendo no interior do mesmo o líquido contido no algodão. Em ambos os casos é fundamental que ocorra a deglutição pelos motivos aqui citados.

         Fica aqui este alerta aos companheiros iniciantes.

 

 

Gilson-BA.       


< voltar

 
 
www.curiodonorte.com.br - 2017 - Desenvolvimento: